Muitos dos jogos desenvolvidos para a Educação Infantil podem ser trabalhados para a aprendizagem de idiomas, e vice-versa, este jogo mesmo, eu desenvolvi para o projeto bilíngue e o intuito era trabalhar as cores em inglês e ampliar o vocabulário, apresentando a borboleta, porém já usei o mesmo jogo na escola, seja para as crianças brincarem livremente, encontrando e separando os pares, em forma de jogo da memória ou com dinâmicas na sala, para aprofundar conceitos (A borboleta azul voou e pousou ao lado da borboleta amarela. Coloque a borboleta azul ao lado da amarela! Agora coloque na frente, embaixo...)
Para que o jogo confeccionado dure mais, o professor pode passar papel contact ou mandar plastificar em uma papelaria (na segunda opção o jogo fica mais resistente, porém sai mais caro), depois recortar e colar com fita dupla face em quadradinhos de EVA.
Veja agora como ficou depois de pronto!
Antes de utilizar o jogo o professor pode questionar as crianças sobre o que elas sabem sobre borboletas e dar mais informações, para que a troca seja mais significativa!
Com este jogo pode-se trabalhar:
- Cores;
- natureza: como e onde as borboletas vivem? O que são antes de se transformarem em lindas borboletas?;
- conceitos: igual/diferente; em cima/embaixo; direita/esquerda; na frente/atrás;
- classificação: agrupando as fichas por cores;
- memória e;
- idiomas (Aprender a falar borboleta em outros idiomas, as cores correspondentes e os conceitos utilizados na brincadeira).
Até a próxima!
Mto legal Ana
ResponderExcluircontinue a postar mais dicas e jogos.
bj
João