Eu montei as fichas no meu computador, imprimi, mandei plastificar e utilizo já faz algum tempo com meus alunos e o resultado é muito positivo.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Jogos matemáticos - Pregadores e massinha
As ideias destes jogos foram retirados do Blog de uma Terapeuta Ocupacional http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2010/08/atividades-para-escrever-os-numeros.html Lá tem várias outras ideias para trabalhar números. Eu gostei muito do jogo que usa pregadores e de outro que usa massinha para auxiliar a criança a fazer relação entre numeral e quantidade.
Eu montei as fichas no meu computador, imprimi, mandei plastificar e utilizo já faz algum tempo com meus alunos e o resultado é muito positivo.
Eu montei as fichas no meu computador, imprimi, mandei plastificar e utilizo já faz algum tempo com meus alunos e o resultado é muito positivo.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Jogo simbólico - jogo da memória - Picolé
Os jogos simbólicos são importantes para o desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional das crianças, pois permitem que estas experimentem e imitem as situações cotidianas e sociais por meio do faz de conta e da brincadeira.
Na escola o educador deve dar ferramentas para que os alunos possam desenvolver jogos simbólicos. O jogo do picolé pode ser um instrumento significativo, pois as crianças podem representar situação de compra e venda. Para auxiliar, o professor pode disponibilizar também kit com dinheirinho.
No ensino de idiomas, as crianças poderão aprender expressões do cotidiano, números e os sabores dos picolés.
Além de ferramente para o jogo simbólico, o game também pode ser usado como jogo da memória.
Este modelo de jogo foi retirado do seguinte site: http://www.eatdrinkchic.com/post.cfm/diy-paper-popsicle-memory-game
domingo, 20 de maio de 2012
Jogo do Sorvete
Mais um jogo para acabar com o regime dos pais e professores!
Para ter o jogo, imprima, plastifique e cole com fita dupla face no EVA.
Com este jogo é possível trabalhar:
- Números;
- cores;
- quantidades;
- idiomas (podendo ensinar as cores, os números e a palavra sorvete em outros idiomas) e;
- ordem crescente e decrescente.
Jogo de alfabetização - animais (português e inglês)
Na fase de alfabetização, quando a intenção é que o aluno relacione a escrita da palavra com a figura representada, este jogo pode auxiliar no trabalho do professor.
O game pode ser jogado com jogo da memória, relacionando a palavra à imagem, ou simplesmente classificando e separando as peças, encontrando os pares por meio da observação e análise das palavras.
Fiz também a versão do jogo em inglês.
Espero que gostem!
Dominó dos bichos
Este jogo pode ser considerado econômico, pois você consegue trabalhar muitos conceitos em um único jogo!
Vamos listar as possibilidades de trabalho e desenvolvimentos possíveis:
- Animais
- numerais;
- quantidade;
- cores;
- relação número/quantidade;
- ampliar vocabulário (principalmente se utilizado para o ensino de idiomas);
- raciocínio lógico e;
- assimilação de regras.
Imprima a imagem acima, plastifique, recorte e cole com fita dupla face em EVA.
Jogo do cupcake
Este jogo da memória não é indicado para quem está de dieta! O principal objetivo deste game é trabalhar vocabulário em inglês.
Primeiro imprima o jogo!
Plastifique e recorte, colando com fita dupla face no EVA.
Você
pode utilizar este jogo como jogo da memória, ao mesmo tempo em que trabalha a noção de
tamanho, pois as figuras repetidas se encontram em diferentes escalas.
Outra forma de brincadeira é a classificação, pedindo para a criança
separar as figuras grandes das pequenas, separar as que mais gosta, ou
organizar na sequência da que mais gosta para as que gosta menos. Dá até
mesmo para trabalharmos os números e quantidades, questionando quantas
figuras pequenas temos, quantas figuras grandes e qual o total de
figuras.
Com este game é possível desenvolver:
- Memória;
- noção de tamanho;
- vocabulário em inglês;
- habilidade de classificação;
- quantidades;
- coordenação motora.
Agora é só jogar!
Fiz uma caixinha estratégica, pra acabar de vez com o regime!
Quebra-cabeça Romero Britto
O estudo de Arte com crianças não deve ser confundido com a prática de artesanatos, claro que é importante que a criança experimente diferentes materiais, técnicas e possa criar também, mas não podemos nos esquecer de apresentar para os alunos acervos de diferentes estilos e artistas, sempre utilizando vocabulário de acordo a idade destas crianças.
O artista da vez é Romero Britto, com suas obras é fácil penetrar no universo infantil, já que a sua característica maior é a alegria e o colorido, tudo o que as crianças gostam!!!
É possível, além de fomentar a apreciação artística, trabalhar noção corporal e assuntos relacionados a natureza, pois Romero Britto geralmente pinta pessoas e animais.
Enquanto estudo este artista com meus alunos, busco utilizar diversas ferramentas, como reproduções de algumas telas que podem ser tocadas, analisadas e expostas na sala, atividades em que os alunos podem pintar as figuras iguais às de Romero Britto a leitura do livro infantil "Onde está o ursinho da amizade" (que tem o artista como autor e ilustrador) e minha última criação, o quebra-cabeça feito com base nas telas deste artista.
O primeiro passo é escolher a figura a ser trabalhada, então imprima, passe papel contact e em seguida recorte as partes em que os traços pretos são mais fortes, ou onde você acredite que seus alunos vão conseguir encaixar. Cole as partes com fita dupla face no EVA e recorte. ESTÁ PRONTO!!
Com essa atividade as crianças desenvolverão:
- Concentração;
- memória;
- coordenação motora;
- habilidades visuais e
- apreciação artística.
Com a chegada das festas juninas, desenhei uma atividade para os alunos, um espantalho com os traços feitos com o estilo Romero Britto. Espero que gostem!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Jogo de Encaixe - Números e Margaridas.
Este jogo tem como principal objetivo trabalhar com a criança a relação entre numeral e quantidade, mas pode servir de base para outras aprendizagens, como as diferentes características das plantas, no caso as margaridas, (Quantos tipos de margaridas temos neste jogo? Quais cores? Observe a diferença entre elas!).
A diferenciação de tamanhos também pode ser explorada, já que cada peça tem um tamanho próprio e todos os pares ficam do mesmo tamanho quando encaixados nas peças corretas.
Como a maioria dos jogos, este também pode ser utilizado para o ensino de idiomas, trabalhando os números e ampliando o vocabulário!
Quando a criança é maior, ela pode variar a brincadeira, montando na ordem crescente e decrescente!
Eu tenho mania de caixas... então fiz uma caixinha especial para guardar o game!
Agora é só imprimir, plastificar, recortar, colar no EVA... e brincar!!!
domingo, 22 de abril de 2012
Jogo da memória - Borboleta/Butterfly
Muitos dos jogos desenvolvidos para a Educação Infantil podem ser trabalhados para a aprendizagem de idiomas, e vice-versa, este jogo mesmo, eu desenvolvi para o projeto bilíngue e o intuito era trabalhar as cores em inglês e ampliar o vocabulário, apresentando a borboleta, porém já usei o mesmo jogo na escola, seja para as crianças brincarem livremente, encontrando e separando os pares, em forma de jogo da memória ou com dinâmicas na sala, para aprofundar conceitos (A borboleta azul voou e pousou ao lado da borboleta amarela. Coloque a borboleta azul ao lado da amarela! Agora coloque na frente, embaixo...)
Para que o jogo confeccionado dure mais, o professor pode passar papel contact ou mandar plastificar em uma papelaria (na segunda opção o jogo fica mais resistente, porém sai mais caro), depois recortar e colar com fita dupla face em quadradinhos de EVA.
Veja agora como ficou depois de pronto!
Antes de utilizar o jogo o professor pode questionar as crianças sobre o que elas sabem sobre borboletas e dar mais informações, para que a troca seja mais significativa!
Com este jogo pode-se trabalhar:
- Cores;
- natureza: como e onde as borboletas vivem? O que são antes de se transformarem em lindas borboletas?;
- conceitos: igual/diferente; em cima/embaixo; direita/esquerda; na frente/atrás;
- classificação: agrupando as fichas por cores;
- memória e;
- idiomas (Aprender a falar borboleta em outros idiomas, as cores correspondentes e os conceitos utilizados na brincadeira).
Até a próxima!
Assinar:
Postagens (Atom)